A Voçoroca Política em Teixeira de Freitas criou o que o mestre Ariano Suassuna,disse: “Ao Redor do Buraco, Tudo é Beira.”
Voçoroca, esse termo vem do tupi-guarani e significa buraco grande, as grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. Surgem como pequenas fendas e se transformam em uma erosão tão acentuada que acaba expondo o lençol freático, isto é, a água que corre debaixo do solo. Fazendo desse fenômeno geológico, um comparativo com o que aconteceu com o modus pensantis dos moradores de Teixeira de Freitas, em enxergar, sentir e de viver a política teixeirense, vamos encontrar um buraco profundo definindo e principalmente dividindo essa sociedade. Esse fenômeno político-social eclodiu nas últimas eleições presidenciais, de lá pra cá, o posicionamento político em torno desse buraco, ficou assim: direita-ricos e esquerda-pobres. Todos olhando para o fundo do buraco e vendo uma água escura fazendo brotar o que não serve e o que não presta.
E usando a frase do grande mestre Ariano Suassuna,“ Ao redor do buraco, tudo é beira”, vamos chegar onde todos estão, só um pensamento que não seja radical para fazer uma ponte e unir esses lados divididos. Pensamentos radicais são produzidos pelos velhos pensadores de esquerda e pelos antigos pensadores da nova direita, que brotou recentemente não sabendo ser direita, confundindo ideologia com a soma de muitos ismos e caindo no radicalismo. O novo construtor dessa ponte política, deverá estar voltado para o centro. Tanto faz ser o centro a esquerda, quanto o centro à direita, o importante é estar ao centro. Alguém poderia perguntar: e precisa unir essas correntes, esses maneiras de pensar tão distintas? Já que estão separadas, é porque já se definiram, não é mesmo? A resposta é simples e dentro de uma obviedade ululante, tá na cara e ninguém enxerga. Vão continuar com seus pensamentos, vão continuar respirando em suas bolhas ideológicas, mas terão que pensar unidas em prol do lugar em que vivem. Só unindo terão uma administração de qualidade. Só um candidato de centro conseguirá unir essas pontas que estão soltas à beira desse grande buraco. Um candidato que agregue e que já esteja acostumado a trabalhar em equipe. Teixeira de Freitas não aguenta outro candidato fanfarrão, ou que seja uma pessoa espúria, ou que tenha a metade da família envolvida em corrupção, ou que seja arrogante e dono da verdade. Se continuar assim a voçoroca vai aumentar e todos nós iremos para a beira ao redor do buraco.
Komentar