Antes de entramos no assunto, que é a publicação de uma pesquisa para verificar a aceitação política do prefeito Marcelo Belitardo, encomendada para servir como peça de propaganda e alavancar sua candidatura à reeleição, vamos entender o que é Alzheimer.
A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento.
Marcelo Belitardo, que é médico, não se deu conta de que contratou um portador de Alzheimer para ser seu conselheiro e fazer suas pesquisas. É que o “pensador político”, ou o “magro da política”, ou ainda o “maniaco do tablet” como muitos o chamam ele ainda está no estágio dois, dos sete estágios da doença de Alzheimer. Este estágio é o do esquecimento básico, por isso muita gente não percebe que ele está desorientado.
O magro da política, ou como queiram, o maniaco do tablete, em seus momentos de desorientação, corre para o banheiro e se tranca lá, senta na privada e fica esperando passar aquele momento. Sozinho ali, sem saber o que fazer, resolve fazer pesquisas políticas. Essa última pesquisa, além do branco em sua mente, uma terrível diarreia o pegou de jeito, ele foi obrigado a ficar muito tempo sentado na privada. Para preencher aquele tempo resolveu fazer uma pesquisa. Entre os espasmos de sua barriga e nomes que surgiam em sua mente, ele listou alguns nomes e colocou ao lado pontuações que só na cabeça doente dele existem.
O mais engraçado dessa pesquisa, feita como um exercício de terapia ocupacional, é que ele manteve o nome do Belitardo como o primeiro da lista, deu uma pontuação mais alta, não esqueceu quem lhe paga. Se fosse de verdade essa pesquisa e feita por alguém normal, seria considerada a alta rejeição do Belitardo e sua colocação seria lá pra baixo da lista. A segunda da lista, a ex candidata a deputada, Marta Helena, que a esta altura deve estar fazendo tricô, também estaria nas últimas colocações da lista. Outros nomes estariam subindo de posição nessa lista, assim como outros seriam colocados.
Resta olhar para essa pesquisa e sentir pena do magro da política, um dos folclóricos elementos da política teixeirense,aquele que foi sem nunca ter sido.
Por Érico Cavalcanti
Comments