Gostaria que ficasse registrada aqui na coluna, a homenagem que faço à todos os Profissionais da Rede de Saúde do município de Teixeira de Freitas. O motivo dessa homenagem é, sobretudo, exaltar o comprometimento com, a atividade profissional escolhida por eles, com a vocação e o respeito para a atividade que escolheram exercer.
Aos médicos da rede municipal de saúde, eu exalto a disciplina e obediência ao juramento que prestaram ao receberem o diploma de médico, o Juramento de Hipócrates. Ele é recitado em uníssono por formandos do curso de medicina e tem por objetivo ser a expressão pública de que os novos médicos se comprometerão durante toda a sua carreira a praticar honestamente a medicina.
Essa homenagem que faço a esses profissionais, é porque eles estão enfrentando a péssima gestão na secretaria de saúde do município, onde falta até o produto de limpeza para limpar o piso do hospital, o mesmo está sendo limpo com água pura, sem nenhum desinfetante. Faltando remédios, aparelhos enferrujados, os salários atrasados, eles estão lá atendendo, diminuindo e curando os enfermos que procuram os postos de saúde, a UPA e o hospital municipal.
Eles estão na linha de frente, ouvem constantemente as reclamações, os palavrões proferidos pelos que não conseguem atendimento, são até ameaçados de agressão. Tudo isso deveria ser dirigido aos grandes culpados, o prefeito que é médico e os vereadores da tal base aliada. Os vereadores, ou melhor, os Uber-vereadores à serviço do prefeito, esses que deveriam exercer o papel para o qual foram eleitos, fiscalizar o executivo, esses são os maiores culpados da secretaria de saúde do município se encontrar arrasada. Sem fiscalização, sem nenhuma cobrança ao prefeito, é evidente que a secretária de saúde entraria no caos em que se encontra.
Só para lembrar que o único médico da rede municipal de saúde que não merece nenhuma homenagem, é exatamente o prefeito Debilitardo.
Por Érico Cavalcanti
留言