top of page
Texas Times

POR UM ARCABOUÇO FISCAL PARA TEIXEIRA DE FREITAS



Esta semana começamos com a notícia de que o prefeito Marcelo Belitardo encaminhou ao presidente da Câmara de Vereadores mais dois pedidos de empréstimos que somados a outros pedidos anteriores, chegamos ao estratosférico valor de 160.000.000 (cento e sessenta milhões de reais), pedidos apenas por esta gestão, fora as despesas herdadas de outras gestões, além de todo o custeio mensal da máquina pública. Com esta atitude vemos que o prefeito está muito preocupado com a sua reeleição, mas pouco preocupado em como será esta pseudo segunda gestão sua.


Falo isso pois não vejo o mesmo com preocupação em sanear as contas públicas, fazer um balanço financeiro entre o que se arrecada e o que se gasta!


Lula ao assumir para seu terceiro mandato, foi bombardeado de críticas do mercado financeiro, gente que vive de especulação financeira e rentismo bancário, por, segundo eles, não ter compromisso com uma responsabilidade fiscal, por tecer críticas ao teto de gastos que limitavam as ações do governo e consequentemente o desenvolvimento socio-econômico da nação!


O Ministro da Fazenda Fernando Haddad teve que elaborar nos três primeiros meses, um tempo curtíssimo, para algo tão complexo, um arcabouço fiscal ao qual demonstra uma série de medidas para comprovar o compromisso deste atual governo em sanear as contas públicas, sem deixar de lado os investimentos no desenvolvimento social!


Da mesma forma o atual gestor municipal, precisa mostrar um plano estratégico onde o mesmo comprove seus compromissos com a saúde financeira da máquina pública municipal. Querer marcar sua gestão com obras é uma vaidade que todo gestor público acredito que tenha, mas temos que superar nossas vaidades e, pensarmos estrategicamente quais os caminhos que desejamos para Teixeira de Freitas elencar todos os problemas e planejar todas as soluções, elencar as prioridades e apresentar este planejamento para que haja um amplo debate na sociedade por meio de seus representantes na Câmara para aprová-lo. Estes tramites são importantes até mesmo para que estas medidas tenham apoio popular, para que os munícipes tenham confiança de que esta gestão está pensando Teixeira de Freitas de forma estratégica para então poder confiar a liberação de empréstimos tão vultuosos!


O fato é que da forma que está sendo feito, estamos dando um cheque em branco para Belitardo gastar a seu bel prazer, mas sabemos que dinheiro não nasce em árvore, e precisamos ter certeza que o mesmo será investido em obras para o desenvolvimento sócio-econômico do nosso município!


Por Roger Andrade


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page