Finalmente vi surgir a famosa luz no fim do túnel. A luz foi acesa por um administrador de profissão e clareia a administração de Teixeira de Freitas. Conversei com o pré-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, o administrador Eujacio Dantas, a respeito dos projetos que ele pretende implantar no município, se eleito. Vou cometer um pequeno deslize e divulgar nossa conversa, mas o amigo irá entender. Eujacio Dantas me falou de cinco ou seis novos projetos, estes contemplam áreas importantes da administração pública, tais como: saúde, educação, assistência social, infraestrutura, esporte e lazer, indústria e comércio e meio ambiente. Mas, um dos projetos que me chamou a atenção, por já conhecê-lo em outras cidades e aqui em Teixeira de Freitas nenhum gestor sequer pensou em implantá-lo, mesmo sendo ele de uma obviedade administrativa que salta aos olhos. E, se ele não for implantado em primeiro lugar, nenhum outro dificilmente acontecerá, vamos continuar na mesmice. Estou falando da divisão da cidade em Regiões Administrativas. Como bem disse Eujacio Dantas,” não basta apenas dividir a cidade em Norte, Sul, Leste e Oeste e pronto, as áreas administrativas estarão criadas, isso não basta, daí pra frente vamos juntar os bairros de cada região e dividi-los em administrações, exemplo: dois, ou três bairros,com número menor de moradores, formariam uma unidade administrativa.um bairro com grande número de moradores, formaria ele sozinho uma unidade administrativa. Cada unidade administrativa terá seu administrador e equipe, que atuarão dentro dos limites daqueles bairros.Coordenando essas unidades administrativas de cada região, existirá um coordenador da Região Administrativa, funcionando como um subprefeito. Eles serão os subprefeitos da região Sul, Norte, Leste ou Oeste. O objetivo desse projeto é descentralizar a administração pública,para que possamos implantar as políticas públicas municipais, estaduais e federais em nosso município, como devem de fato acontecer. Descentralizando a gestão pública ela fica próxima do seu público alvo que são os moradores, descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os níveis de gestão. Com relação à saúde, por exemplo, a descentralização objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos.”
“ Esse projeto de divisão da cidade de Teixeira de Freitas, é bom frisar,não será nada físico, não será construída nenhuma barreira, muro, cerca, ou outra divisão separando os bairros, a divisão se dará pelas ruas que delimitam essas áreas. Digo isso porque sempre diante de algo novo ,mesmo sendo um projeto que já foi implantado há mais de 40,50 anos em cidades do país e vem sendo usado desde então, um exemplo é Feira de Santana que cinco regiões administrativas são dentro da cidade e mais oito nos distritos, frisei porque algumas pessoas sempre estranham o que é novo e buscam argumentos para negar aquilo que não querem. Esse projeto será discutido primeiro com a sociedade e depois enviado para a Câmara de Vereadores para aprovação.” Finalizou Eujacio Dantas.
Como todos estão vendo acontecer e que sempre se repete, entra gestão e sai gestão, a administração em Teixeira de Freitas é arcaica, usa o modelo administrativo de uma vila,o prefeito administra como se estivesse fazendo um favor ao povo, isso dá margem a uma administração corrupta, incompetente e inconsequente.
Finalmente algo de novo pode acontecer na administração. A luz acendeu no fim do túnel.
Por Érico Cavalcanti
Comments