Zico de Baiato, prefeito de Alcobaça, é um gestor que não mede esforços ao gastar o dinheiro público. Chegaram outras duas denúncias envolvendo os recursos da educação. Essas denúncias foram feitas por pais e mães de alunos da rede municipal de ensino.
A primeira denúncia é sobre o custo de uma pequena unidade de ensino, com apenas duas salas de aula, que está sendo construída. O valor é de R$ 1.946. 567, 37 (um milhão, novecentos e quarenta e seis mil reais e trinta e sete centavos), quase dois milhões.
Também quase um milhão por sala de aula. Alguém que possa achar que esta escola será de primeiríssimo mundo, está redondamente enganada. As escolas da gestão do Zico, na definição de uma professora, ela diz: “pena que não são funcionais”, e colabora com a denúncia mandando uma foto dela, encharcada de suor, com o texto na foto dizendo, “acreditem, não estou na, academia, estou na sala de aula trabalhando, uma escola linda, pena que não é funcional”. Essa é a escola de Bom Jesus. A professora, na definição, foi resumida, ela poderia ter comparado a escola como a uma sala de tortura aos alunos e professores.
A segunda denúncia é sobre outra escola, o CEA. Nessa escola Zico atingiu o seu objetivo, a professora Leila foi levada para o hospital desmaiada, passou mal devido ao calor dentro da sala de aula. Os alunos ficaram com falta de ar, devido ao calor excessivo dentro das salas de aula.
O colégio CEA tem um histórico de construção e reformas, bem estranho. O Colégio CEA se arrasta em construção e reformas desde o primeiro mandato de Léo Brito, o Bernardo Olívio não concluiu, Léo Brito assumiu novo mandato e investiu o dinheiro do PRECATÓRIO 40% e não concluiu, Zico entrou com 38 milhões em conta, 2 anos de pandemia e a escola continua sem condições de funcionar. Prova disso são professores passando mal e alunos com falta de ar.
Um exemplo de que Zico não tá nem aí para tratar os alunos e professores com humanidade, foi que no colégio CEA, a maior escola do município, faltou energia, o calor aumentou muito porque só tinha um ventilador, (veio uma verba para instalar a energia solar, a verba não foi utilizada, ninguém sabe o motivo), o resultado foi que alunos e professores passando mal, a escola ligando para os pais para avisar que os filhos não estavam bem, outros alunos foram atendidos no hospital São Bernardo.
A pergunta que fica no ar é a seguinte: Alcobaça tem um secretário de Educação, Carlos Lindberg, o que ele acha dessas salas de aula, transformadas em salas de tortura, oferecidas por Zico aos alunos da rede pública de ensino de Alcobaça?
Por Érico Cavalcanti
Comentarios