A água não mistura com o óleo, como bem diz o ditado popular, quando alguém quer mostrar que duas pessoas, bem diferentes em tudo uma da outra, com histórias e trajetórias políticas diferentes, são comparadas dentro do mesmo contexto.
Recebi três perguntas, via meu WhatsApp, vindas de Alcobaça, querendo saber se Agnaldo da Saúde, que é pré-candidato a prefeito do município de Alcobaça, se ele é mesmo candidato a prefeito, ou se ele será o vice-prefeito em uma chapa com Léo Brito? Nessa frase do ditado popular Agnaldo seria a água e Léo Brito o óleo.
Eu tomei a liberdade de responder a essas pessoas, até porque já conversei com Agnaldo da Saúde sobre esse assunto. Já prevendo que o próprio Léo Brito, colocaria isso nas ruas do município. Uma forma de queimar o nome do Agnaldo, um candidato forte, também nas pretensões de Léo Brito em querer voltar como prefeito. E foi o que realmente aconteceu. A política praticada por Léo Brito é a política antiga, perfeitamente previsível, já estávamos esperando essa idiotice.
Então, respondendo aos que me perguntaram e também pra mais alguém, pra quem Léo Brito falou essa “fofoquinha de boteco”, o Agnaldo da Saúde seria muito idiota se assim procedesse. E por que ele seria tão idiota? Agnaldo está sempre no interior de Alcobaça, exatamente onde os moradores não querem ouvir falar em Léo Brito. Depois, um bom apelido para Léo Brito seria de coveiro político. Já que enterra politicamente quem cola com ele. Agnaldo da Saúde, com toda certeza, não gostaria de ser enterrado politicamente. E o que mais tem impressionado a Agnaldo da Saúde em suas caminhadas pelo interior, é a alta rejeição de Léo Brito deixada com os moradores. Os moradores das diversas comunidades falam no abandono que Léo Brito deixou o interior durante sua gestão. As promessas que ele fez e não cumpriu.
Por tudo isso, vou usar o ditado popular que dá origem ao título da coluna, ao responder o motivo pelo qual Agnaldo da Saúde jamais se uniria a Léo Brito: “Água não mistura com óleo.”
Por Érico Cavalcanti
Comments