Quando me contaram não acreditei, mandaram uma mensagem dizendo assim: “Belitardo processou o Pantera”. Achei que era uma brincadeira e respondi com o famoso kkkkk das conversas do WhatsApp. A pessoa então confirmou que era verdade. Disse que o processo era por calúnia. Eu perguntei: qual foi a calúnia ? Veio a resposta: “ ele falou que está levando o dinheiro da cidade com as empreiteiras de Salvador.”
Eu exclamei: ué,já escutei isso de muitas pessoas,todo dia leio isso nos grupos de wattzap! Bom, se for isso vai ter que processar 36,5% dos moradores de Teixeira de Freitas, porque esse é o número da rejeição de Belitardo. Os comentários de quem o rejeita, com certeza tem isso que o Pantera falou. Se temos 145,223 mil moradores e ele é rejeitado por 36,% deles, temos então 53.006 mil moradores para Belitardo processar.
Patrimônio de Teixeira:
Pantera, pra quem não conhece, é um ícone do folclore político de Teixeira de Freitas.Toda cidade do interior tem o seu Pantera, atendendo com outros nomes. Tanto é assim que Dias Gomes, o romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras, em uma novela chamada O Bem Amado, retratou o tipo em um personagem chamado de Nezinho do Jegue. Um personagem que vivia descendo a lenha no prefeito Odorico Paraguassu.
Processar o Pantera é o mesmo que processar um dos personagens do folclore brasileiro, como o saci-pererê, o lobisomem, curupira, a caipora.
Seria cômico se não fosse reflexo da crueldade exercida nos bastidores do sistema ditatorial de Belitardo:
Belitardo com esse processo, entra para a história política do município e até do Estado, como o prefeito que processou um personagem do folclore político. O detalhe que talvez Belitardo não saiba, é que o Pantera não cria nenhum dos comentários que ele faz. Ele escuta e sai falando, vai reproduzindo o que escutou. Pantera leva o eco das ruas, é o que Ulisses Guimarães chamou um dia de “a voz rouca das ruas”. Na verdade é o sentimento que tomou conta da população. Belitardo ressignificou a função do Pantera, agora o folclore pra ele é real.
Eu prefiro as frases do Pantera. Ele coloca nessas frases as verdades que todos gostariam de dizer. Um dia com as eleições se aproximando encontrei Pantera na rua, ele me falou: “entrei na vagabundagem, vou ser candidato a vereador”.
Pantera é um filósofo!
留言