O mês de junho chegou e, com ele, as festas juninas. Cada cidade do nosso interior fica mais linda, com bandeirinhas coloridas enfeitando as ruas e praças onde os “arraiás” acontecem. As bandeirinhas (ou bandeirolas) são um item fundamental da decoração da Festa Junina e remetem aos três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Dizem que, nessa época, quase todo prefeito de uma cidade do interior “passa a ser devoto” de um desses três santos.
Contratam bandas e convidam a população para dançar forró e esquecer da dura realidade que é viver ali, naquela cidade. Debilitardo pensa igual. Ele deve ser tão devoto que vai montar vários “arraiás” em alguns bairros da cidade. A grande atração dos “arraiás” do Debilitardo será a grande quadrilha que ele vem ensaiando há três anos. Uma quadrilha enorme, com muitos participantes, incluindo alguns vereadores, pessoas que vieram da Capital do Estado, alguns secretários, e até donos de empresas.
A quadrilha, como todos sabem, é um dos símbolos das festas juninas. Tem tanta importância para o Debilitardo que foi toda ensaiada na Secretaria de Promoção Social e Cultura, cuja Secretária deve conhecer muito de cultura popular, que inclui folclore, artesanato, músicas, danças, festas, dentre outras coisas.
Essa quadrilha organizada pelo Debilitardo não terá os vinte e sete passos de uma quadrilha normal. Os passos terão os nomes dos acontecimentos que marcaram a gestão debilitardiana, substituindo os nomes normalmente usados. Mas não faltará o casamento, com Debilitardo no papel do noivo e a sinhazinha Elian como a noiva grávida. O padre que casará os noivos será o Joãozinho, porta-voz do Debilitardo. Ele queria ser o narrador da quadrilha, mas seu perfil está muito mais para padre de festa junina.
No casamento, Debilitardo colocou uma figura nova: o carregador da mala do casal. Ele estará atrás dos noivos, e esse papel foi dado ao procurador, que deve ter alguma experiência com malas. O narrador da quadrilha já foi escolhido pelo Debilitardo. Será o Tequinha, presidente da câmara de vereadores. É uma escolha acertada, pois ele tem o perfil de narrador de quadrilha – alguém que está ali para esculhambar mesmo, como fez com a câmara de vereadores.
O povo já está ansioso para ver essa quadrilha do Debilitardo, com Tequinha narrando e Debilitardo puxando à frente. Eu até imagino o Tequinha gritando as frases populares da quadrilha. No lugar de “Olha a Cobra! É mentira!”, ele deverá gritar: “Olha os ratos forasteiros! Cuidado!”. No lugar de “Olha a Chuva! Já passou!”, ele vai gritar: “A Chuva alagou o Shopping! A obra pifou!”. No lugar de “A ponte quebrou! Nova ponte!”, ele poderá escolher entre “As ruas do shopping quebraram!” ou “A Ladeira do Colona Verde quebrou!”. Na despedida, em vez de gritar “Caminho da roça!”, ele deverá gritar: “Olha o MP e a PF!!!” E saem todos correndo, vão se encontrar lá no Terras da Bahia, rindo do povo.
Commenti