top of page
Texas Times

O discurso dos novos vereadores:“tudo como dantes no quartel de Abrantes”


Lendo em alguns sites o discurso de posse dos vereadores(perdão leitores se chamei de discurso a declaração que muitos fizeram),me causou frouxos de riso.“Primo,você me causa frouxos de riso”, como dizia o bordão de Paulo Gracindo,o Primo Rico, a Brandão Filho, o Primo Pobre,nos velhos programas humorísticos das TVs.Não há como deixar de lembrar desse bordão diante do que eles já se propuseram a fazer como membros do legislativo.


Só lembrando antes de seguir em frente que: ao vereador cabe elaborar as leis municipais e FISCALIZAR A ATUAÇÃO DO EXECUTIVO – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Pelo o que andei lendo nas declarações de alguns deles, vislumbro para os próximos anos, uma repetição do que foram os quatro anos do primeiro mandato do Belitardo.Sem nenhuma fiscalização.Tudo será como o título da coluna: “tudo como dantes no quartel de Abrantes.”


A grande pérola das declarações que eles fizeram foi a do novo presidente da câmara.A declaração é tequiniana,tá em cima das declarações do ex-presidente daquela casa. Que nunca fiscalizou os atos do prefeito. “O Novo presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas promete parceria com o Executivo”, esse é o título de uma matéria sobre as declarações dele durante a posse como vereador e presidente da câmara, onde ele “destacou um compromisso de cooperação com o Executivo Municipal.” Vejam que é um compromisso. Segundo suas declarações ele afirmou que “ a nova Mesa Diretora será parceira da gestão do prefeito” e ainda se comprometeu a “ trabalhar de forma independente,em harmonia com o Poder Executivo”.

Eu queria entender como será essa forma independente, já que ele prometeu parceria e harmonia com a gestão do prefeito. Em nenhum momento ele falou,( como os outros também não falaram ) em fiscalizar a atuação do executivo - o prefeito. Deve ser por causa do tal compromisso de cooperação,como fiscalizar o parceiro?


Segundo a declaração tequiniana do novo presidente da câmara,ele afirmou que não haverá “oposição com falácias”

enfatizou o trabalho conjunto e segundo ele,responsável. Como um presidente da câmara já garante que não haverá oposição ao prefeito? E se houver ele já classificou essa oposição falaciosa.


Para finalizar, ele usou em suas declarações uma frase da música do Thiago Jhonathan:

“ Nunca Foi Sorte, Sempre Foi Deus” é uma expressão profunda de gratidão e fé.A letra destaca a importância de reconhecer a presença divina em todos os aspectos da vida. Se ele estiver pensando em usar essa frase como o slogan dele ou da gestão à frente da câmara,sugiro que reescreva.Tire Deus da frase e no lugar dos S, coloque os mesmos assim $.


212 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page