( MPE, Teixeira pede socorro)
Tainá, a jovem que entrou na UMMI de Teixeira de Freitas na esperança de dar à luz, entregar seu filho para a luz, ou seja, para o mundo. Acabou encontrando a morte. Ela por alguma razão não poderia ter parto normal,segundo sua mãe disse em entrevista que circula nas redes sociais. Ela encontrou no plantão da UMMI,a doutora Elizabeth, antiga médica de Teixeira de Freitas. A médica foi alertada de que a Tainá não poderia ter o filho, através de parto normal,mas parece que ignorou essa informação e não recorreu de imediato ao parto através da cesariana. Quando resolveu fazer a cesariana, Tainá já tinha sofrido muito, a imperícia médica a levou ao sofrimento. O que veio ocasionar a morte de Tainá.
Imperícia, loucura ou despreparo?
A imperícia médica é quando o profissional de saúde não exerce o cuidado e a habilidade adequados no tratamento de um paciente. Ou seja: por falta de conhecimento ou desleixo deixa de agir de acordo com os padrões de cuidado esperados para sua especialidade ou área de atuação. Essa doutora Elizabeth, as pessoas contam algumas passagens dela estranhas. Eu mesmo já presenciei,no hospital Sobrasa,uma atitude dela sem nenhum cabimento. Uma amiga havia sofrido um acidente de carro gravíssimo, ela e o filho de cinco anos, a criança faleceu no hospital, ela estava internada cheia de dores e passou por uma cirurgia. No dia seguinte fui visitá-la e encontrei uma revista de humor,só de piadas, em cima de uma mesinha junto da cama. Fiquei curioso e perguntei: quem trouxe essa revista? A minha amiga respondeu que tinha sido a Dra. Elizabeth. Ora,a amiga toda quebrada em cima da cama, tinha acabado de perder o filho e essa Dra. Elizabeth dizendo pra ela ler as piadas.
Só na UMMI, da gestão do Marcelo Belitardo,uma médica como ela trabalharia. Solta, sem ninguém para vigiar a sua loucura e o seu despreparo. A morte de Tainá é a consequência do caos que a saúde de Teixeira de Freitas está vivendo. Sem ninguém para administrar, a população fica refém de uma médica como ela.
Falta
Agem assim, pro seu próprio bem:
Ninguém cobra do prefeito, só dois vereadores cobram dele,a base aliada com os outros vereadores,são coniventes com o caos da saúde,são corresponsáveis pelo que aconteceu com Tainá. Esse caso em um outro município, os vereadores já estariam articulando uma CPI, aqui não acontecerá nada. Eu tenho endereçado minhas colunas ao MPE ,vamos ver se com a morte de alguém, os nobres promotores irão fazer justiça. Belitardo está muito preocupado em fazer a festa da cidade, talvez para comemorar que esse caso não deu em nada. Aqueles que estão nas redes sociais, elogiando e dizendo que Belitardo é o “Dr. do Povo” , dizendo que ele está reeleito, que ele é o melhor prefeito que já apareceu em Teixeira de Freitas, são também coniventes com esse caos na saúde.
Os Coniventes:
Deixei por último os donos de alguns blogs, sites e duas rádios. Ficam calados, mudos, silenciosos, sem fiscalizar, contribuindo com o que mais o prefeito quer, a ausência de fiscalização. A pergunta que eu faço a eles é: já passou pela cabeça de vocês o Belitardo perder a reeleição,?!
Símbolo de um povo sofrido:
Eu imagino as dores e o sofrimento que Tainá passou. Seu bebê resistiu, ele sim é o símbolo da resistência do povo da periferia de Teixeira de Freitas. O povo que está a mercê do caos da saúde. Tainá representa todas as vítimas da administração do Prefeito Marcelo Belitardo e de seus seguidores.
Comments